24/09/2020

O que muda no retorno ao presencial às escolas? Planejamento pedagógico da retomada tem foco no acolhimento

Colégio Renascença abre matrículas para 2021 com colônia de férias gratuita para Educação Infantil e benefício para famílias que tiveram que deixar a escola durante a pandemia

Em janeiro de 2021, os alunos da Educação Infantil do Colégio Renascença participarão de uma Colônia de Férias oferecida pela instituição sem nenhum custo adicional aos pais. A iniciativa, além de ajudar os alunos a matar a saudade dos colegas e professores, também será importante para reforçar as lições aprendidas a distância. O projeto foi anunciado durante a transmissão ao vivo da reunião de rematrícula da escola, junto a outras medidas que serão colocadas em prática quando o retorno presencial for autorizado.

Para o próximo ano, o principal foco da instituição é adequar o conteúdo pedagógico à nova realidade dos estudantes. “O Renascença trabalha com uma metodologia de investigação e em 2021 aprofundaremos todo o projeto de olhar para a realidade para responder problemas complexos. Mais do que nunca, é preciso desenvolver a criatividade dos alunos e estimulá-los para que possam aprender a aplicar o conhecimento na prática, seja nos vestibulares ou na vida”, explica o professor João Carlos Martins, Diretor-Geral do Colégio Renascença.

Com uma história de 98 anos, esta foi a primeira vez que a instituição teve um semestre quase inteiramente a distância e a escola já está pronta para receber os alunos com todos as sinalizações, os protocolos e as recomendações sanitárias.

Para a retomada uma coisa é certa: enquanto promove todo o conteúdo pedagógico, a instituição prepara projetos de acolhimento aos estudantes para que expressem os sentimentos e a experiência de cada um durante a pandemia, além de envolvê-los nas festas e celebrações judaicas que, durante o distanciamento, aconteceram virtualmente. “O lema do projeto pedagógico é ‘ser aquilo que somos’, isso também significa privilegiar a identidade judaica do Colégio Renascença, que permite a vivência dos valores do judaísmo no dia-a-dia combinada com o conhecimento formal, visando a formação de um projeto de vida”, finaliza João Carlos Martins.

Pensando nas famílias que perderam renda e tiveram que tirar os filhos do Colégio durante a pandemia, o Renascença também focará o processo de matrícula no acolhimento. Desta maneira, esses alunos que retornarem em 2021 terão direito aos mesmos descontos e parcelamento da taxa, como se continuassem matriculados este ano.